segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"Apagão" na Educação?

Segundo o jornal Estadão em matéria do dia 31 de agosto de 2014.

Para ler a matéria direto do site do Estadão aí está o link  https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4999098339081767489#editor/target=post;postID=2351624983905468063

 Pesquisa mostra que não falta professor, mas interesse em seguir a carreira.

 31 Agosto 2014 | 22h 30

Número de formandos em licenciatura no Brasil, entre 1990 e 2010,
segundo estudo, é maior que a demanda por docentes
Apesar de haver escolas sem professores no Brasil, o número de licenciados entre
1990 e 2010 seria suficiente para atender à demanda atual por docentes. É o que
revela a pesquisa inédita do professor José Marcelino de Rezende Pinto, da
Universidade de São Paulo (USP). Faltam, portanto, profissionais interessados
em seguir carreira dentro da sala de aula.

O estudo aponta para a necessidade de tornar a profissão mais atrativa e de
incentivar a permanência estudantil na área. Isso porque o número total de
vagas na graduação é três vezes maior que a demanda por professores estimada
nas disciplinas da educação básica. Em todas as áreas, só as vagas de graduação
nas universidades públicas já seriam suficientes para atender à demanda.
Para realizar a pesquisa, o autor cruzou a demanda atual por profissionais na
educação básica com o número de formados nas diferentes disciplinas
curriculares entre 1990 e 2010. Assim, apenas em Física é possível afirmar de
fato que o número de formandos não é suficiente para suprir a necessidade.
 camadas mais pobres é que vão
sentir.


Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
Os cursos de formação de professores têm evasão maior que 30%, acima da
média registrada por outras graduações. “Em vez de financiar novas vagas,
muitas vezes em modalidade a distância sem qualidade, precisamos investir para
que o aluno entre e conclua.”

Dados recentes mostram que há um déficit nas escolas brasileiras de 170 mil
professores apenas nas áreas de Matemática, Física e Química. Só na rede
estadual de São Paulo, 21% dos cargos necessários estavam vagos no ano
passado, como revelou o Estado na ocasião. A maior lacuna era em Matemática e
Português, esse último com falta de 7,1 mil docentes - o governo do Estado
afirma que os alunos não ficam sem aula, mesmo que acompanhados por
professores de outras formações.

Em Língua Portuguesa, a pesquisa revela um dos maiores abismos. O número de
concluintes entre 1990 e 2010, de 325 mil, é quase três vezes maior que a
demanda calculada, em torno de 131 mil.
Só três disciplinas aparecem com razão negativa entre concluintes e demanda:
Ciências, Língua Estrangeira e a já citada Física (veja o infográfico ao lado). Nas
duas primeiras, os dados não refletem algumas condições: a área de Língua
Estrangeira é atendida por formados em Letras, que tem alto índice de
estudantes, e muitos professores de Ciências têm formação em Biologia - que
tem a maior proporção de concluintes.

Ganho.O salário de um professor é, em média, 40% menor que o de um
profissional de formação superior. Foi essa diferença de renda que fez Simone
Ricobom, de 40 anos, deixar a docência em 1998 - após cinco anos na área - para
trabalhar na Previdência Social. “Havia o pensamento de que o professor tinha
de ser um pouco mãe e eu queria ser profissional. Também percebi que não havia
projeção na carreira.” Ela voltou a atuar na educação infantil entre 2008 e 2012,
dessa vez na rede particular, mas se decepcionou novamente.

O coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, diz
que o resultado da pesquisa desconstrói um falso consenso sobre um “apagão”.
“Os dados reforçam que a principal agenda na questão docente é a da
valorização”, diz. “Valorização é garantia de boa formação inicial e continuada,
salário inicial atraente, política de carreira motivadora e boas condições de
trabalho.”

Eu tenho muitos amigos e colegas de profissão prestando concurso para outras áreas. E você o que pensa sobre isso?

Aguardo seu comentário!

 O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-mostra-que-nao-falta-professor-mas-interesse-de-seguir-a-carreira,1552687
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